Atuante no mercado desde 1993, o Grupo VENCO possui modernas instalações na cidade do Rio de Janeiro compostas por um Centro de Treinamento, salas para atendimento Service Desk, salas para atendimento para atividades de Suporte em 2º e 3º níveis, ambientes para Desenvolvimento de Software, ambientes para Consultoria, assim como um laboratório técnico com profissionais treinados para oferecer o melhor serviço nos níveis requeridos pelo mercado.
A partir da sua grande contribuição para os negócios, vem se tornando senso comum a necessidade de se abrir espaço nas organizações para a governança corporativa. Leis e instrumentos regulamentares como Sarbanes-Oxley e Basiléia II, em muitos casos impuseram este movimento nas empresas. Conseqüentemente o tema governança de TI entrou em foco e um grande desafio se apresentou: desenvolver uma boa governança de TI para suportar uma boa governança corporativa.
Podemos entender a governança de TI como a efetiva implementação de processos e controles, relacionados com os objetivos e estratégias da organização, a serviço da administração do equilíbrio desejado entre risco e retorno, decorrente do uso de recursos de tecnologia da informação.
Na medida em que os executivos adquirem mais conhecimento e compreensão sobre TI, aumenta também sua demanda por informação de qualidade. A desmistificação dos investimentos, a abertura da caixa preta, é uma realidade cada vez mais próxima de muitas organizações e os gestores de TI precisam estar preparados para enfrentá-la.
Apenas recentemente eficiência e eficácia de resultados passaram a constituir um desafio para os gestores de TI. Neste sentido, o papel da governança de TI está bem claro, uma vez que ela é que irá ajudar a definir um direcionamento estratégico e o planejamento da área, estabelecendo elos com os objetivos de negócios e as melhores práticas da tecnologia de informação.
O resultado da adoção de uma boa governança de TI se reflete no lucro das organizações. Estudos de 2004 de Peter Weill, acadêmico ligado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), mostram que empresas que implementaram programas de governança de TI tiveram lucros 20% mais altos que as demais. (Fonte: Weill e Ross. Governança de TI. São Paulo, M. Books do Brasil Editora: 2006, p.2)
Em meio a este cenário, importantes modelos de governança surgiram e se espalham pelo mundo na tentativa de suprir as atuais necessidades de gestão.
O ITIL ® - Information Technology Infrastructure Library é a abordagem mais amplamente aceita no mundo para Gestão de Serviços de TI. Desenvolvida no final da década de 80 pelo governo britânico, rapidamente tornou-se um padrão de facto para gerentes e profissionais de TI em empresas públicas e privadas, dos mais diversos portes e segmentos econômicos. O ITIL ® vem ganhando cada vez maior destaque no mercado mundial e brasileiro, graças aos benefícios que a sua adoção tem trazido às empresas e aos profissionais que o adotaram como modelo de referência.
O Cobit ® - Control Objectives for Information and Related Technology é um framework de controle que tem o propósito de assegurar que os recursos de TI estarão alinhados com os objetivos do negócio da organização. Como benefícios da sua adoção, promove aumento na qualidade dos serviços e informações, e direciona ações para um equilíbrio entre risco e retorno. O Cobit ® quando combinado com ITIL®, amplia largamente as possibilidades da Governança de TI.